TRANSMÍDIA E STORYTELLING NA COMUNICAÇÃO
O termo storytelling é o mais usual no mercado e define todo um conjunto de elaborações que antecedem o momento em que de fato se conta uma história. Já a transmídia entra como parte fundamental da comunicação no momento da elaboração do conteúdo. Essas técnicas podem ser utilizadas para para pedir aumento, em um pitch, peças publicitárias, para dar um curso, apresentar resultados de pesquisa ou apenas vender uma ideia.
Quando é que o storytelling começou a ser tão empregada no mundo dos negócios? E como é que se tornou tão relevante? No livro Storytelling: histórias que nos deixam marcas, Adilson Xavier afirma que a “revitalização do storytelling acontece no momento em que o mundo digital se estabelece definitivamente entre nós, trazendo novas conexões, novas oportunidades de expressão, novos poderes, novas incertezas” (2015, p. 12).
Com o excesso de informações e estímulos, há de se fazer um esforço imenso para conseguir destaque em meio a um oceano de possibilidades. Assim, à medida que o próprio indivíduo se questiona sobre seu papel e condição, surgem muitos estudos de como trabalhar com a chamada inteligência emocional. Adilson Xavier, em seu livro, utiliza-se do contexto de funil de conversão para ilustrar essa ideia:
Nível 1: superficialidade
Quando apresentamos nossos produtos e ou ideias de maneira que chama a atenção da pessoa para querer saber mais e seus benefícios, quando ganhamos a atenção deles.
Nível 2: afeto
Quando passamos mais tempo com cliente, construindo uma relação de “afeto”, fazendo com que ele se interesse em você e aquilo que está transmitindo para poder chegar ao nível 3.
Nível 3: retenção
É aqui onde alcançamos o principal objetivo: compreensão, amor e memória. Nas palavras do autor, “ser compreendido, amado e lembrado”. Fidelização de sua ideia, cliente e chegando nesta etapa, qualquer fala sua terá a atenção do mesmo.
Por fim os termos citados acima e sua estratégia são coisas que deve entrar em sua cultura organizacional, deve se viver diariamente, tanto em reuniões com colaboradores ou clientes em potencial. para vendas ou para inovação. Se você sabe como propor e transmitir a ideia ( historia) sua chance de que todos entendam e sigam as orientações será maiores.
Othon Soares
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