Conselhos para os vivos
Quero estar vivo até morrer. Cleyton Sales - Mundo Tantra
Semana passada re-assisti a trilogia Matrix. Numa época em que Constelação era conversa de doide, Matrix passou como um filme filosófico e incrível pelos seus efeitos visuais; para mim, continua sendo uma grande metáfora do quanto podemos ser usades pelo sistema quando não temos consciência de quem somos e do lugar que ocupamos.
Pensar em Matrix hoje me trouxe a lembrança de uma Constelação que minha querida amiga e professora, Gabriela Hurtado, conduziu para mim em meados de agosto de 2019. A conclusão da Constelação foi chocante, mas clara: Eu achava que o sistema era impossível demais e tinha desistido de tentar. Era como estar morta em vida, entorpecida e confusa sobre o que me era permitido ser e fazer. Que ilusão! A pílula vermelha está sempre disponível e eu não preciso de permissão alheia (diferente de validação social, leia mais sobre isso aqui). http://www.fcwebtv.com.br/noticias/brasil/1014672/1
De lá para cá tenho aterrissado cada vez mais na Terra, buscando um caminho do meio entre os padrões estabelecidos e minha vital necessidade de liberdade. Me esforçando para sair da ignorância “abençoada” e encontrar meu próprio caminho com o máximo de leveza e integração. Algumas pessoas me consideram corajosa, sem dúvida é um ato de coragem, mas não é fácil (por mais que elas me olham e pensam que seja).
Posso dizer que o caminho é inesperado, curioso, incontrolável, muitas vezes INCRÍVEL, e outras confuso e assustador. E se você começou agora este caminho e está Desesperançose com tudo isso, achando que pode ter escolhido mal, eu quero te dizer algumas coisas:
● Quando Neo saiu da Matrix não conseguia enxergar bem porque, na verdade, nunca havia usado os olhos. O mesmo acontece quando buscamos por nossa verdade depois de anos vivendo de verdades formatadas, ficamos confuses, e isso é completamente normal. Tenha paciência consigo.
● É possível estar em paz com a falta de controle. Tenha paciência.
● Todo conhecimento é um caminho! Aceite o fato de que toda vez que estudar a si mesme, vai descobrir mais coisas que não tinha visto antes.
● Nem sempre as pessoas vão entender o motivo pelo qual você não é igual a elas. Cada um tem o seu tempo, respeite o seu e o delas.
● A mente é um lugar de ilusões, se você está lá provavelmente está perdendo lições valiosas daqui. Esteja presente.
● Nem sempre vai dar pra andar rápido pelo caminho, às vezes a gente vai devagar, outras precisa parar e apreciar a paisagem, seja gentil consigo, você está aprendendo.
● Se ficar muito difícil, existe ajuda abundante e disponível… É sempre uma escolha.
Nota: Aderi ao “Manifesto Ile pra uma comunicação radicalmente inclusiva”, por isso, a terminação “e” no final das palavras que antes generalizavam grupos com o gênero masculino. Se perceberem erros me avisem e tenham paciência, ainda estou aprendendo. :)
Silvia Costa
Mulher preta e terapeuta.
Constelação Familiar
Desprogramação do DNA
Cura da Criança Interior
17 99650 3500
@silviacostadh