Em julho deste ano, a Águas Andradina, empresa do grupo Iguá e Sabesp, anunciou junto ao Prefeito de Andradina, Mário Celso, a mobilização para o início das obras do Plano de Investimento em Saneamento na cidade.
São R$ 6 milhões em melhorias no sistema de distribuição de água, essenciais para o desenvolvimento do município. “Andradina vem crescendo cada vez mais e com essas ações o abastecimento de água será otimizado, atendendo às demandas atuais e já preparando o município para o futuro”, diz o diretor geral da concessionária, Luís Guilherme Bizelli.
Até agora, foram instalados 100% dos registros de setorização e 80% dos reforços de redes de água, além do início do aterro no reservatório Jardim Europa.
A equipe operacional também começou as perfurações de um poço localizado na Praça Stélio Machado Loureiro, próximo à Escola Estadual Francisco Teodoro de Andrade, e já foram adquiridos três novos reservatórios que serão instalados no Jardim Europa, na Vila Mineira e Jardim das Águas. As obras têm previsão de terminar até o fim de outubro
Equipamentos de ponta
Para realizar essas obras com maior agilidade, a empresa utilizou uma das técnicas mais eficazes no setor de saneamento: o MND - Método Não Destrutivo, que diferente do modo convencional, não precisa fazer os tradicionais cortes nas ruas, perfurando valas subterrâneas de até 300 metros para instalação das tubulações de forma mais precisa.
“Com este equipamento foram implantados um total 8,2 mil metros de rede de água, sendo o que há de mais prático e moderno no mercado de obras, agilizando o trabalho que foi executado até cinco vezes mais rápido”, complementa o diretor.
Para a perfuração foi utilizado o Georadar (GPR), aparelho capaz de enxergar os locais onde essas novas redes serão instaladas, prevendo a forma exata da instalação de cada tubulação por meio da emissão contínua de ondas eletromagnéticas no solo. Proporcionando mais agilidade e precisão no levantamento das informações.
Importância da setorização
Outra parte importante já finalizada foi a otimização da setorização do sistema de água do município, dividindo as redes de água em setores menores, melhorando ainda mais o gerenciamento e o controle operacional do sistema de abastecimento da cidade.
“Antes do início das obras, Andradina possuía apenas 18 setores, número que aumentou para 26. No dia a dia, esta ação irá contribuir para o uso racional dos recursos naturais, minimizando as perdas de água, além de ser uma grande aliada na otimização das ações de manutenção.”, comenta o gerente operacional da Águas Andradina, Matheus Felipe Cunha da Silva.
Informações para a população
Com o objetivo de manter a população sempre informada sobre todas as etapas do Plano de Investimentos, a Águas Andradina está divulgando notícias e comunicados no site www.igua.com.br/andradina, no facebook/aguasandradina, via carro de som e imprensa local.
Qualquer dúvida, os moradores podem entrar em contato pelo 0800 775 0195, pelo WhatsApp (18) 99637 4603, acessar o webchat no site da concessionária ou ir até a loja de atendimento que fica na Rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062 e funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h.
Foto: Após a conclusão das obras, Andradina passará de 18 para 26 setores, otimizando ainda mais a distribuição e o abastecimento de água na cidade