No dia 3 de novembro, a Águas Andradina trouxe para a cidade uma novidade: mergulhadores para limpeza de reservatórios. O procedimento, aplicado pela primeira vez no município, é inovador no setor de saneamento, e o serviço foi operado com o equipamento cheio e em pleno funcionamento, evitando desperdícios e sem gerar impacto para os moradores dos bairros Centro Baixo, Benfica, Nova Esperança, Barbarotto, Cunha Bueno, Antena, Alvorada, Passarelli, Centro Alto e Pereira Jordão abastecidos pelo Jardim das Águas, um dos mais importantes da cidade com capacidade de armazenar 600 mil litros de água.
“Este tipo de limpeza nos reservatórios é medida preventiva. Com esta nova técnica, investimos em um trabalho ainda mais ágil e moderno sem gerar contratempos para a população com paradas programadas durante a execução do serviço”, destaca o diretor operacional da Águas Andradina, André Squissato Scanavini. A proposta é adotar este procedimento em outros locais da cidade nos próximos meses.
Como funciona?
O mergulhador utiliza um sistema de aspiração para a retirada de todo material sedimentado acumulado no fundo do equipamento. Para evitar qualquer contaminação, o profissional passa por uma desinfecção e higienização previamente e é equipado com um traje de mergulho impermeável, máscara full face, um capacete totalmente vedado e um aparelho chamado umbilical que garante a livre respiração na água.
Para manter uma comunicação entre o mergulhador e o supervisor, que fica na parte externa monitorando a manutenção, os profissionais contam com uma câmera de vídeo para gerar imagens do procedimento, luminárias devido à falta de luz dentro do reservatório, microfone e autofalante. A empresa responsável por este trabalho foi a NavSub Atividades Subaquáticas.
Para saber mais sobre a Águas Andradina, acesse o site www.aguasandradina.com.br.