A humanização das relações de trabalho é um tema que vem ganhando maior importância dentro das organizações nos últimos anos. Em vez de visar apenas o negócio, muitas empresas hoje procuram compartilhar valor com os colaboradores, entendendo suas necessidades, aspecto que se tornou ainda mais relevante no contexto da pandemia. Isso se traduz em um bom ambiente corporativo, aumentando o nível de satisfação das pessoas, o que impacta diretamente o resultado. Estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação a outros.
Nós, da Iguá Saneamento, controladora da Águas Andradina e Águas Castilho, junto com a Sabesp, acreditamos exatamente nisso: que a humanização é um dos caminhos para compartilhar valor e tornar nossa companhia um lugar atrativo para os talentos. Ao que tudo indica, estamos sendo bem-sucedidos nesse propósito. No fim de 2021, recebemos com alegria a notícia de que mais uma vez fomos certificados pela consultoria Great Place to Work (GPTW) como uma ótima empresa para se trabalhar, título que mantemos desde o primeiro ano de atuação, em 2017. Esta é a quinta vez consecutiva, alcançando a média de 85 pontos, o melhor resultado na pesquisa, superando o ano anterior.
A conquista é resultado de uma série de projetos que viemos desenvolvendo junto aos nossos colaboradores, como a implantação da plataforma de ensino a distância H2ON, por exemplo, voltada ao treinamento e à capacitação de pessoas da empresa, gerando engajamento e integração por meio do aprendizado. A solução é determinante para dar o suporte necessário para que todos possam ampliar seus conhecimentos e estejam familiarizados com os temas mais relevantes do setor. Além disso, a área de Gestão de Gente também foi fundamental para o time de comunicação na implementação da rede social interna, Diga.
O Programa Bem-Estar também se destaca por incentivar os profissionais da companhia a cuidarem mais da saúde, por meio de palestras, participação em maratonas (interrompidas durante a pandemia), entre outras iniciativas. Outro avanço importante foi o lançamento do Iguácast em 2021, podcast que oferece orientações sobre questões emocionais e estimula rodas de conversa para que os colaboradores se expressem. Além disso, ações como gincanas beneficentes movimentaram o segundo semestre, reforçando aspectos como qualidade de vida e solidariedade.
Programas já difundidos como o Manda Bem, que premia inovações criadas pelo time interno, e o Encantamento do Cliente, que inspira a equipe a perceber e atender com excelência os consumidores, também reforçam nosso comprometimento com iniciativas de reconhecimento.
Ainda ano passado, criamos o Programa Viva Visão, uma parceria com o Instituto Ver e Viver para levar melhor qualidade de vida por meio da correção visual. Os colaboradores tiveram a oportunidade de cumprir um ciclo completo de atendimento oftalmológico, passando por consulta, exames e diagnóstico, até a escolha da armação e entrega dos óculos de grau, tudo custeado pela companhia.
A Iguá segue em um cenário de expansão e consolidação da sua cultura, para que ela seja um facilitador na conquista dos resultados esperados. Com esse foco, queremos unificar o senso de pertencimento, valorizando a marca empregadora e aumentando a atratividade.
Olhando para 2022, estamos estruturando novos projetos para seguir contribuindo com o desenvolvimento dos colaboradores, sempre procurando destacar o que eles têm de melhor. O cuidado com as equipes é parte do nosso DNA. Temos compromisso e responsabilidade com a valorização destes profissionais, pessoas talentosas e dedicadas ao saneamento, e que merecem ser reconhecidas por suas contribuições e estimuladas a crescer com a companhia, fazendo da Iguá um lugar ainda mais incrível para se trabalhar ao longo dos anos.
Érica Silvino é gerente executiva de Gestão de Gente da Iguá Saneamento, controladora da Águas Andradina e Águas Castilho junto com a Sabesp.