O consumo de água nos imóveis, em geral, segue uma média de acordo com os hábitos dos moradores - uns usam mais já outros economizam ao máximo, adotando práticas de uso consciente. Desta forma, cada casa tem seu padrão, que pode ser acompanhado mensalmente, quando a fatura chega.
Diante disso, se o valor subir de forma expressiva sem motivo aparente, como aumento de pessoas no imóvel, por exemplo, pode ser um vazamento interno.
A Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e Sabesp, informam que, se o vazamento for detectado dentro do imóvel, seja por problemas no encanamento ou nos aparelhos hidráulicos e sanitários, o cliente pode obter desconto. Essa regra é válida exclusivamente para os casos em que o consumo é de pelo menos 100% acima da média dos últimos 6 meses, em metros cúbicos, e é aplicável para as categorias residencial, comercial e residencial social. Exemplo: se uma família de 4 pessoas usa 25 metros cúbicos por mês e, de repente, em razão de vazamento interno, sobe para mais de 50 m³.
O que fazer?
● Assim que descobrir o vazamento, avise a Águas Andradina e a Águas Castilho, antes mesmo do conserto.
● Uma equipe irá realizar uma vistoria para confirmar o problema.
● Caso não seja possível aguardar a vistoria pela equipe técnica em razão da dimensão do vazamento verificado, registre por meio de vídeos e fotografias para apresentar na loja de atendimento.
● Após o reparo, apresente o comprovante do conserto e as evidências do vazamento interno, se for o caso, na loja de atendimento (ver endereços abaixo).
● É recomendável contratar um profissional da sua confiança. Importante destacar que a responsabilidade pela conservação das tubulações e equipamentos internos, ou seja, dentro do imóvel, é do cliente.
● Depois do serviço concluído, é feita a análise dos valores gastos com o reparo (comprovados) e consumo, conforme previsto na Portaria 015/2011 expedida pela Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto de Andradina e no Decreto Municipal nº 4.136/2011, de Castilho.
● Por último, você pode ter uma conta nova, com base na média paga dos últimos seis meses.
Conheça 3 testes para descobrir de forma rápida e fácil possíveis vazamentos internos
1 - do hidrômetro até sua caixa d’água
● Mantenha aberto o registro.
● Feche o registro da entrada da caixa ou amarre a boia, interrompendo o fluxo.
● Faça a leitura do hidrômetro, anotando em um papel os números marcados no visor.
● Após uma hora, faça novamente a leitura do hidrômetro, verificando se houve mudança dos números, anote de novo.
● Se os números tiverem aumentado, provavelmente há um vazamento no seu imóvel.
2 - no encanamento interno
● Feche todas as torneiras e não utilize os vasos sanitários.
● Interrompa a entrada de água da caixa, fechando o registro ou amarrando a boia.
● Marque o nível da água na caixa e, depois de uma hora, veja se houve alteração.
● Se o nível caiu, há vazamento em algum encanamento ou no vaso sanitário.
3 - na caixa d’água e na descarga
● Em dias secos, verifique se há água no telhado ou nas calhas da casa.
● Se houver, é provável que a boia da caixa d’água esteja com defeito. Providencie a troca imediatamente.
● Jogue um pouco de pó de café no vaso sanitário. Ele deve ficar depositado no fundo do vaso. Após dez minutos, se ainda não estiver no fundo do vaso, é porque há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Saiba mais sobre os trabalhos realizados pela Águas Andradina e Águas Castilho pelos sites www.igua.com.br/aguasandradina e www.igua.com.br/aguascastilho.
ANOTE OS CANAIS DE ATENDIMENTO E ENTRE EM CONTATO SEMPRE QUE PRECISAR
Águas Andradina: 0800 775 0195 ou 0800 775 0146, loja de atendimento: rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h ou WhatsApp: (18) 99637 4603.
Águas Castilho: 0800 770 3195 ou 0800 775 0147 (24 horas), WhatsApp: (18) 99609 5213, loja de atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.