O Carnaval é um período de festas populares realizadas todos os anos nos meses de fevereiro ou março, que se inicia conforme a localidade e cultura local na sexta feira ou no sábado, estendendo-se até a Terça-feira de Carnaval. De acordo com a história e a cultura local o carnaval sofre variações em suas celebrações, porém em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.
Todos os anos as celebrações e festas carnavalescas terminam na Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma — período de 40 dias que segue até a Sexta-feira Santa, dois dias antes da Páscoa.
Como começou o carnaval?
Estudos indicam que o carnaval começou a ser comemorado há vários anos, em especial na região Sul da Europa, entre membros do Catolicismo, como festa pagã, ou seja, que contrariava os preceitos propagados pela religião.
Segundo pesquisas, a palavra Carnaval tem como origem termos latinos relacionados com o período de Quaresma, no qual os católicos naquela época abriam mão de algumas comidas e bebidas e de parte de prazeres tidos como mundanos. Os termos latinos “carne levare” ou “para retirar a carne” são quem dão origem ao nome carnaval.
Conta a história que um dia antes da Quarta-feira de Cinzas, alguns católicos realizavam festas e aproveitavam para comer bastante carne, pois sabiam que, a partir do dia seguinte, não poderiam degustá-la até o final do período de Quaresma.
Conforme a história do Carnaval, essa celebração também pode estar relacionada a algumas festas de origem greco-romana dedicadas ao deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos). Nos eventos, as pessoas costumavam embriagar-se, comer muito e entregar-se aos prazeres da carne.
Foi então, a partir do século VIII, quando foi criada a Quaresma, a Igreja Católica decidiu que as festas de Carnaval seriam realizadas antes dessa data, justamente para que, nesses dias que a antecedem, pudessem ser cometidos os excessos.
O Carnaval popularizou-se ainda mais, em especial na Itália durante o período histórico conhecido como Renascimento. A cidade de Veneza, inclusive, ficou muito famosa pelos seus tradicionais bailes de máscara.
Existem ainda relatos de que contam que ao colonizarem o continente americano, os colonizadores europeus foram quem disseminaram nele as festas de Carnaval. Estudos mostram também que, no século XI, eram realizadas festas carnavalescas nas quais os homens vestiam-se de mulheres.
Carnaval no Brasil
O Carnaval do Brasil já faz parte da identidade do nosso país, pois trata-se da maior festa popular da nossa nação. O Brasil é conhecido no exterior como o país do Carnaval, chegando a atrair milhares de turistas de vários países. Enraizado à cultura brasileira, o Carnaval mexe com as pessoas, que se preparam fisicamente para aguentar a maratona de festas. Parte da população investe em roupas, acessórios, fantasias etc.
Escolas de samba, clubes, locais de eventos, hotéis, entre outros lugares, costumam trabalhar durante grande parte do ano para organizarem as festas de Carnaval. Isso significa que as comemorações se tornaram fontes de negócio e lucro em todos os cantos do país.
parabens Edigar