Hoje começo o texto com a seguinte indagação: até quando o mundo vai permitir que nações se destruam através de uma guerra em pleno século XXI?
Estamos no século da globalização, da informação, da tecnologia avançada, onde grande parte da população mundial é impactada por todo esse progresso. As pessoas vivem com os aparelhos celulares nas mãos, se comunicam com pessoas diariamente de forma virtual, postam fotos, gravam vídeos, porém existe um contrassenso em toda essa evolução tecnológica e globalizada, pois muitas pessoas, a falta de comunicação.
Não precisamos ir muito longe para falar em falta de diálogo, diplomacia, comunicação, empatia e amor ao próximo. A guerra na Ucrânia nos mostra isso.
Já não bastasse a pandemia e as catástrofes naturais, agora o mundo está sob tensão de uma guerra entre Rússia e Ucrânia! Até quando as pessoas vão comportar como se ainda estivessem no tempo das cavernas? Sim! No tempo das cavernas, aonde não existiam comunicação verbal, escrita, telefônica, digital e comunicação por linguagem de sinais.
Temos hoje um arsenal, meios para nos comunicar, e porque não se comunicam? Porque não dialogam? Olhando para o nosso cotidiano, criamos guerras desnecessárias, e para evitarmos precisamos cuidar da nossa saúde emocional, precisamos de terapia!
As pessoas precisam tratar seus fantasmas, seus medos, traumas e somente com várias e boas sessões de terapia boa parte dos nossos problemas seriam solucionados.
Segue comigo o seguinte raciocínio: todas as pessoas têm problemas internos, problemas externos, obstáculos para serem vencidos, sonhos e objetivos para serem realizados. A grande questão é, quando algumas dessas pessoas não conseguem lidar com uma ou mais dessas particularidades humanas, o que normalmente acontece? Nascem os medos, os traumas e as frustrações!
Algumas pessoas através da bagagem de vida e da resiliência conseguem vencer estas questões, porém a maioria delas precisam de ajuda e a terapia é o caminho mais indicado para tratar dessas questões mentais e emocionais. Caso as pessoas tivessem mais informações e menos preconceitos em relação ao tratamento psicológico teríamos um mundo muito mais tolerante e livre de preconceitos, além de uma humanidade muito mais leve e feliz.
O tratamento psicoterapêutico é tão importante quanto o tratamento médico, odontológico, nutricional, entre outros. O que cabe as pessoas de forma geral e se permitirem buscar ajuda.
Uma pessoa que trata da sua saúde mental e emocional vai curando suas guerras internas e estando em paz consigo vai saber viver muito melhor. Como diz o poeta “ O homem quando está em paz não quer guerra com ninguém”.
Se o mundo e as pessoas se permitissem receber o tratamento psicoterapêutico indicado, estimulando uma saúde mental necessária não estaria passando por tantos conflitos, por problemas diplomáticos, o dialogo seria a base de tudo e não estaríamos vendo dois grandes países guerreando por não saberem entrar em um acordo, ter um simples consenso.
O mundo não precisa de guerra, o mundo precisa de terapia! Pense nisso!
@edgarrodriguespsico
Realmente, a guerra de poder, só pode ser doença mental, é muito triste!