O hidrômetro, popularmente conhecido como relógio de água, é um medidor de volume que registra a quantidade de água usada em um imóvel. Ele torna-se grande aliado da população, pois permite que a medição seja certeira, além de ajudar na conscientização sobre a importância do uso racional da água.
Importante entender um fato: assim como carros, celulares ou as tvs, os hidrômetros possuem engrenagens que sofrem desgastes ao longo do tempo, por isso a recomendação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é que a troca seja realizada a cada cinco anos.
Para garantir uma precisão exata, a Águas Andradina e Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá e Sabesp, deram início à nova etapa da troca sistemática dos hidrômetros, seguindo as exigências dos contratos de concessão.
Esse trabalho é gratuito para o cliente. Se o hidrômetro estiver do lado de dentro do imóvel, é necessário que o morador autorize a entrada do colaborador devidamente uniformizado. Nos casos de caixa padrão, ou seja, com acesso pela calçada a troca acontece de forma imediata. Depois da execução do serviço, o cliente recebe uma carta explicando sobre a importância da substituição e espaço com identificação das marcações dos números do hidrômetro antigo e do novo.
Durante as visitas, surge um fato curioso. A principal preocupação dos clientes é:
O hidrômetro novo colabora para o aumento da minha fatura?
Para saber mais sobre este tema, leia a matéria https://igua.com.br/andradina/noticias/fique-atento-saiba-como-voce-deve-agir-quando-encontrar-um-vazamento-no-seu-imovel ou https://igua.com.br/castilho/noticias/fique-atento-saiba-como-voce-deve-agir-quando-encontrar-um-vazamento-no-seu-imovel-1.
Qualquer dúvida, entre em contato com os canais de atendimento:
Águas Andradina: 0800 775 0195 ou 0800 775 0146, loja de atendimento: rua Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h ou WhatsApp: (18) 99637 4603.
Águas Castilho: 0800 770 3195 ou 0800 775 0147 (24 horas), WhatsApp: (18) 99609 5213, loja de atendimento: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Dica de leitura: leia nos sites da Águas Andradina e da Águas Castilho uma matéria sobre as 6 principais dúvidas dos clientes sobre os hidrômetros https://igua.com.br/andradina/noticias/aguas-andradina-esclarece-as-6-principais-duvidas-dos-clientes-sobre-os-hidrometros ou https://igua.com.br/castilho/noticias/aguas-castilho-esclarece-as-6-principais-duvidas-dos-clientes-sobre-os-hidrometros.
Fuja de fake news!
É mentira! Todo equipamento instalado pelas concessionárias tem segurança e qualidade comprovadas pelo Inmetro. Uma regra que vale para todos: quem utiliza mais água, paga uma conta maior, assim como em qualquer outro serviço (telefonia, energia, combustível ou supermercado). Além disso, um aparelho novo garante maior precisão na medição, detectando a quantidade exata de água que realmente foi utilizada pelos moradores do imóvel.
Fique de olho
Depois da troca, caso o cliente identifique alguma grande alteração no valor, é importante acionar as concessionárias imediatamente. Se for detectado que essa modificação foi consequência de problema técnico do hidrômetro, ele será trocado e a conta será ajustada.
Agora, se o equipamento estiver normal, pode haver vazamentos internos. Atenção: a responsabilidade de consertos nas tubulações internas, ou seja, dentro do imóvel, é de responsabilidade do cliente.
Se o vazamento representar um aumento de consumo em pelo menos 100% da média dos últimos 6 meses em metros cúbicos (m³), ele pode requerer junto às concessionárias a revisão da fatura.