Na metade final do primeiro tempo, o São Paulo diminuiu o ritmo avassalador dos minutos iniciais, deixando o confronto equilibrado. Aos 44 minutos, a última chegada importante foi do Tricolor, com Calleri desviando cobrança de falta de cabeça, passando perto do gol.
Sem mudanças na volta do intervalo, as equipes voltaram da mesma forma que terminou o primeiro tempo. Pressionando na busca pelo gol que levaria a disputa para os pênaltis, Reinaldo e Alisson tiveram as melhores chances nos minutos iniciais da etapa complementar.
A intensidade no ataque mostrava que o gol do Tricolor era questão de tempo. Aos 18 minutos, Alisson fez cruzamento na medida para Patrick, que desviou de carrinho para marcar o segundo e fazer a festa do torcedor no Morumbi.
No restante do segundo tempo, muitas reclamações partidas dos donos da casa, pedindo penalti em choque de Calleri com Renan. As duas equipes realizaram as substituições nos quinze minutos finais de jogo, buscando um último fôlego para conquistar o resultado.
Nas cobranças de pênalti, Baralhas foi o primeiro a desperdicar a cobrança, chutando para fora. Na sequência, Luciano também errou, com Renan fazendo a defesa. Restou para Giuliano Galoppo a responsabilidade da classificação Tricolor, convertendo a última penalidade, garantindo a vaga na decisão, em Córdoba, contra o Independiente Del Valle.
São Paulo – Reinaldo (Gol), Calleri (Gol), Luciano (defesa de Renan), Igor Vinícius (Gol) e Galoppo (Gol)
Atlético-GO – Wellington Rato (Gol), Baralhas (fora), Shaylon (Gol) e Léo Pereira (defesa de Felipe Alves)
Data: 08/09/2022
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Estádio: Morumbi, em São Paulo (SP)
Público e renda: 53.988 pessoas/R$ 5.833.370,00
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade e Facundo Rodríguez (ARG)
VAR: Leodán González
Gols: Patrick (SPFC), aos 4’/1T e 18’/2T
Cartões amarelos: Wanderson (ACG)
São Paulo: Felipe Alves; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Rodrigo Nestor (Talles Costa), Gabriel Neves, Patrick (Juan) e Alisson (Galoppo); Luciano e Calleri. T: Rogério Ceni
Atlético-GO: Renan; Dudu (Hayner), Wanderson, Klaus e Jefferson; Edson Fernando (Shaylon), Baralhas, Marlon Freitas e Jorginho (Léo Pereira); Wellington Rato e Churín (Ricardinho). T: Eduardo Baptsita