O Pix agendado segue o mesmo padrão de um Pix feito na hora: você informa a chave, agência, QR Code ou código da pessoa ou empresa que deve receber o dinheiro, seguido do valor para transferência. O que muda nesse processo é o campo “agendar para”, que te permite programar a transferência para outro dia.
Depois de agendar, é possível salvar e compartilhar o comprovante do pagamento. É aí que acontecem as tentativas de fraude.
Os golpistas aproveitam a oportunidade para enganar e agendar o pagamento em datas distantes, e até mesmo falsificar os comprovantes com ferramentas de edição.
Ao agendar um Pix o comprovante também é gerado, sendo enviado para o vendedor como prova de pagamento. Entretanto, o valor enviado não irá chegar ao destino pois os criminosos fazem o agendamento apenas para gerar o comprovante e depois cancelam o envio do dinheiro.
Para se prevenir é muito importante que ao receber o comprovante de pagamento verifique todos os dados e principalmente se não consta que o Pix foi agendado. Além disso é importante ficar atento a adulterações feitas por aplicativos de edição de imagens, erros de gramática e etc.
Para estar completamente protegido contra golpes do Pix, o mais recomendado é verificar imediatamente na conta se o valor já chegou.