Toda cidade é formadapor pessoas. E são elas, com todas as suas peculiaridades, que formam suas comunidades em diversos setores como educação, saúde, economia e cultura.
E é assim também no saneamento. Neste aniversário de 71 anos de Castilho, a Águas Castilho, empresa do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, comemora a relevância dos colaboradores que cuidam e trabalham ininterruptamente para oferecer qualidade de vida por meio dos serviços de água e esgoto.
Como é o caso do Thiago da Silva Aguiar, de 36 anos, casado, pai de duas meninas e encanador da Águas Castilho. Por morar na cidade desde criança e ter dado aula de música por muitos anos, ele conhece todo mundo e adora ter contato com o público. Sua rotina na Águas Castilho é corrida, mas ele sempre está disposto a ajudar os clientes de porta em porta, trocando hidrômetros, verificando vazamentos, tirando dúvidas sobre faturas. “Gosto muito da minha cidade e tenho muito orgulho de transformar a vida das pessoas por meio de um saneamento de qualidade”, conta.
Com este mesmo sentimento de orgulho, Wytinei Milene Ortega da Silva, de 29 anos, mora na cidade desde 2000 e trabalha na área de clientes na Águas Castilho há 4 anos. “Fazer parte de uma empresa que está presente na vida de todos os moradores é um privilégio. Sei da importância do nosso trabalho para o desenvolvimento da cidade e saúde de cada morador e isso é muito especial”, celebra.
Curiosidades
● Castilho se desponta no cenário nacional quando o assunto é saneamento básico com 100% de água e esgoto tratados, de acordo com a 15ª edição do Ranking do Saneamento. Bem diferente da realidade nacional já que segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, no Brasil, 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto e falta água potável para 35 milhões.
● A Águas Castilho modernizou todo sistema de distribuição de água com realização periódica de análises laboratoriais de qualidade. Para se ter ideia, são realizadas aproximadamente 1,3 mil análises por mês abrangendo parâmetros físico-químicos, orgânicos, inorgânicos e biológicos.
● Quem mora em Castilho pode se orgulhar. Com total cobertura de água e esgoto, a cidade faz parte de um seleto grupo dos municípios universalizados. Segundo o último ranking do saneamento da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), divulgado em 2021, apenas 23 municípios de pequeno porte do Brasil atingiram a totalidade de acesso da população à água e esgoto tratados.