Nos últimos meses, a Águas Andradina e a Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, têm notificado moradores que estão emprestando água de mangueira para vizinhos, durante construções de imóveis.
Essa prática não apenas aumenta o consumo de água e gera desperdício, mas também pode resultar em penalidades para quem empresta. De acordo com o diretor-geral da concessionária, essa infração está prevista no contrato de concessão municipal que diz: “utilização de canalização ou coletor de uma instalação predial para abastecimento de água ou coleta de esgoto de outro imóvel ou economia categoriza como infrações e penalidades”.
“Estamos lançando essa campanha por meio de matérias na imprensa, posts do Facebook e comunicados nos grupos da cidade, para alertar tanto quem empresta quanto quem pede emprestado. É uma questão de justiça que cada um tenha sua própria ligação, tendo controle do seu próprio consumo”, explica Luís Guilherme Bizelli.
O que fazer?
Nos casos de quem já tem a ligação de água instalada
A orientação é não emprestar para evitar desperdício de água, e principalmente, para não ser notificado e penalizado!
Nos casos de quem vai construir
Assim como foi feito o projeto para a nova construção, é necessário, já no início da obra, solicitar a ligação de água e esgoto por meio dos canais de atendimento ao cliente da Águas Andradina e da Águas Castilho.
O valor para ligação de água varia de acordo com a localização do imóvel, se a rede de água já está instalada até a calçada, se é necessário recortar o asfalto da rua, entre outros fatores.
A importância do consumo consciente
A água é essencial para todas as etapas das obras, desde a fundação até a finalização, principalmente para a mistura do concreto, um dos materiais mais importantes para a construção civil. Além disso, ela também é utilizada diariamente para a higienização das ferramentas e da equipe de trabalho. Por isso, é muito importante utilizar esse recurso com consciência.
Ficou com dúvidas?
Para falar com a equipe da Águas Castilho, basta entrar em contato pelo WhatsApp (18) 99609 5213, pelo telefone 0800 770 3195 (24 horas), ou ir até a loja de atendimento na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, ou acessar o webchat pelo site www.igua.com.br/castilho.
Os canais de atendimento da Águas Andradina são: WhatsApp (18) 99637 4603, 0800 7750195 e 0800 775 01 46 (24 horas), ir até a loja na rua: Doutor Orensy Rodrigues da Silva, 1062, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h ou acesse o webchat pelo site: www.igua.com.br/andradina.