O Brasil é um país vasto e rico em belezas naturais, nossa gente sempre cordial e festiva, seja em qual for o estado ou região que estiver. Isso é reconhecido por qualquer turista de qualquer lugar do mundo, somos bons nisso. Também somos conhecidos e por um bom tempo fomos idolatrados mundialmente pelo futebol, pela ginga, pelos dribles, foi assim que o mundo se rendeu aos jogadores pentacampeões de 2002. E claro, não poderíamos deixar de falar do carnaval, a alegria, o ritmo indiscutível que traz nessa festa mulheres bonitas na passarela.
Temos uma cultura diversa e vasta, somos conhecidos como o país da paz, da miscigenação, e ao que tudo indica éramos pra ser o povo que mais sabe ouvir e que aprende com suas diferenças. Mas não é isso que vemos ultimamente.
O grande problema foi quando o brasileiro incorporado por essa cultura não soube separar o que é lazer, esporte, política, religião e outros; não evoluiu. Não importa o segmento em que você se encontra ou o que vai fazer, seu ponto de vista é único e imutável. Não queremos saber ou ouvir o ponto de vista do outro, somente discutimos sobre certo ou errado, e apenas um deve sair vencedor. Se eu gosto do azul o vermelho é ruim . Se eu sou cristão sou detentor da moral e os ateus não. Se eu sou de direita os esquerdistas são horríveis. Não existe ponderamento, parecemos mais um torcedor de futebol defendendo com afinco nossas idéias sem ouvir o que o outro tem a dizer.
Se eu torço para um governo, onde sua gestão é pautada por escolhas que geram dívidas, sem planejamento, pensando apenas em ganhar agora sem se importar como, eu não utilizo meu senso crítico; pois é meu time, minha bandeira, e o que importa é que vencemos e vamos comemorar.
O meu governo é antidemocrata, mais foi o meu voto, então torço para ele ganhar como se nada fosse interferir em minha vida, apenas estarei feliz em saber que meu lado venceu, nem que seja aos quarenta e cinco do segundo tempo, com um gol de pênalti, irregular, o que importa é vencer pois no final aqui no Brasil tudo vira carnaval.
Na administração de empresas costumamos utilizar a análise SWOT que analisa os pontos fracos e fortes da empresa, as oportunidades e ameaças, o que é importante para gerenciamento estratégico.
O mesmo deveríamos fazer em nossa vida pessoal e nas escolhas políticas, temos que olhar pro nosso país como um todo e parar de de se comportar como um torcedor de futebol.
Por fim, o que quero deixar como mensagem para todos hoje é PONDERAÇÃO. Traga para a sua vida pessoal e escolhas políticas decisões inteligentes e estratégicas. Reconheça os pontos fracos e fortes, as oportunidades e ameaças de suas escolhas. Lembre-se: até mesmo o céu não é só azul, as vezes ele muda de cor. Tenha opinião. Mas saiba ponderar entre o bom e o ruim, o certo e o errado.
Parabéns Othon , estou acompanhando sua coluna e o TalkShow e os temas abordados bem interessante fico no aguardo do que tem por vir.
Excelente texto!
Perfeita explanação
Texto be adequado nesse momento em que estamos tirando as máscaras da cultura ....mostrando assim nossa real face !
Texto be adequado nesse momento em que estamos tirando as máscaras da cultura ....mostrando assim nossa real face !
Certíssimo...bom senso e ponderação que não nós falte nunca.isso é um exercício diário.