Seja qual for seu segmento de trabalho ou que esteja empreendendo, em algum momento a venda estará inserida nesse contexto, venda de uma marca, imagem, projeto e produto. Não importa o tipo de venda que você necessite fazer, quanto mais assertivo você for maior o seu sucesso. Não existe empresa sem lucro e não existe lucro sem vendas.
Portanto, deixarei cinco passos que devem ser levados em consideração quando o assunto é vendas:
Antes de qualquer venda você deve ter em mente exatamente para quem você quer vender e o que seu produto vai trazer de soluções para seu cliente; analisar os dados do cliente como seu histórico, comportamento, sua necessidade, o que te motiva ser e estar a procura de algo fará grande diferença no método que escolherá para abordagem, essa o qual poderá ser o fiel da balança na hora do cliente escolher de quem comprar.
Sempre se apresentar com cordialidade e idioleto pertinente a esse cliente que você captar, por exemplo, se estou querendo vender para um advogado eu tenho que usar uma linguagem mais formal e por outro lado, quando vou vender para um fazendeiro posso ser um pouco mais informal, claro sempre analisando os clientes pois perfis de cliente nem sempre são uma regra. Então fazendo seu dever no passo um, o passo dois basta ser cordial e tentar não aparentar ser aquele vendedor chato, que só está ali em busca de comissão. Sendo assim fica fácil passarmos para passo três.
Dentro do passo três vamos criar um vínculo com cliente, muitas vezes a venda não se concretiza no momento da conversa, mas se você causou uma boa impressão e conseguiu criar um vínculo com cliente, o mesmo virá atrás de você para fechar acordo, presente ou futuro , ou até mesmo para indicações para mais clientes. Criar o vínculo e você conhecer a suas necessidades, escutar o que ele tem para falar e tentar achar uma solução para o problema do cliente encaixando o seu produto.
Quando chegar a hora da venda esqueça aqueles comerciais, preços, promoções da semana e etc. Ofereça ao cliente um projeto dentro daquilo tudo que você já vivenciou com ele, você já sabe os dados dele e qual a sua dor, você criou um vínculo e sabe do que ele precisa e como precisa, não ofereça seu produto e sim ofereça onde seu produto encaixa dentro das necessidades do cliente e quais benefícios ele terá ao escolher a sua empresa para cuidar disso.
Seguindo esses passos com cuidado e zelo tenho certeza que a venda será realizada, por qualquer que seja o motivo se o mesmo não acontecer, você terá relacionamento com cliente para saber o por que e ajustar para próximas vendas. Tenho casos de clientes que decidiram não fechar a venda comigo, porém acompanhando meu trabalho e apoio que dei a eles me indicaram outros clientes que no final foram mais lucrativos do que se tivesse vendido apenas aquela venda inicial.
Vendas não se trata apenas de sair de casa disposto a bater metas, e sim uma pessoa que está disposta a solucionar problemas de outras pessoas. Mas você deve está se perguntando, não seria cinco dicas até agora só li sobre quatro.
A última dica que tenho segue agora:
Agende sempre um novo contato seja ele para verificar a decisão do cliente se ele não decidiu ainda, seja para o pós vendas quando ele já comprou com você ou até mesmo quando ele não comprou com você, para que você ter parâmetros e analisar o motivo e estreitar o relacionamento com cliente de forma que mesmo comprando com seu concorrente na hora de indicar alguém ele leve o nome da sua marca ao conhecimento de outras pessoas.
Agora sim , cinco dicas simples que espero ajudar a todos, que podemos vender mais e com consistência e que além de ajudar a vender possa ajudar os cliente que possam receber sempre um atendimento de qualidade esperado e não sofram tanto com reclamações de qualidade de atendimento e pós vendas como nos dias de hoje.
Vender é a base de tudo , desde uma ideia até um produto , essas dicas nos ajudará muito !
Muito interessante essa visão, é disse que precisamos no comércio em geral, coisa que estamos longe ainda, existe muito pouca vontade de realm nte atender bem o consumidor, parabéns o caminho esta ai, é só caminhar nesta direçãowtmawn