Chegou o ano das eleições municipais e com ela duas grandes novidades: Pré-Candidatura e Impulsionamento nas redes sociais. Por estarmos em período de pré-candidatura muitos candidatos já estão se lançando em suas redes sociais, e começando a se interar com seus possíveis eleitores.
Por ser novidade a pré-candidatura requer atenção. Com a nova legislação e vários juízes eleitorais interpretando a lei de uma forma, o candidato precisa ter todo um cuidado para não ter a sua candidatura impugnada. Ninguém vai querer ser o primeiro a pagar pra ver.
Quando se lança uma pré-candidatura, o candidato se coloca na condição de ser fiscalizado pelo TSE no mesmo momento; suas ações nas redes sociais, fotos e vídeos ganharão fiscalização para que o mesmo não faça CAMPANHA. Pré-candidatura não é campanha.
E o que se pode fazer em uma pré-campanha?
Eu aconselho você construir reputação. Construa fotos com textos do que você pensa, de assuntos que tem haver com sua plataforma política e vai mostrando as pessoas quem é você, e não a sua campanha.
Não é momento de tecer críticas a adversários e muito menos a gestão atual, se o fizer pode se entender como campanha, e você poderá ter sua candidatura impugnada.
Não vamos esquecer que o TSE já entende por ano eleitoral todo o ano de 2020, desde janeiro até agora, cada ato, postagem, vídeo e live deve ser pensado.
Qual a melhor estratégia para uma pré-campanha a vereança?
1- Monte uma equipe qualificada.
Mesmo que você não tenha condições de pagar por uma, certifique dos familiares e amigos que poderiam ajudar de forma efetiva.
2- Tenha um assessor que entenda e esteja antenado com as novas legislações.
Ter uma pessoa só pra fazer isso vai te ajudar e muito. Ele poderá revisar postagens, ações e aconselhará o que fazer no momento certo.
3- Tenha um social media. É ele que vai pensar estrategicamente nas ações online. A melhor postagem, que dia, horário, inclusive impulsionamento.
4- Tenha uma pessoa responsável pelas artes.
Não pense que somente com uma foto você fará a pré-campanha. A internet tem uma linguagem diferente, a mesma foto o tempo todo cansa e as pessoas esquecem facilmente, você terá que ter várias artes para rodar.
5- Participe de lives com temas que não fale de sua campanha, pré-campanha não é campanha.
Fique por dentro das leis eleitorais e na dúvida não arrisque.